A Estância da Gruta, de Capão do Leão (RS), ofertará, no dia 8 de outubro, animais Montana de ponta na 26ª edição do Leilão Montana da Gruta. Serão 25 touros com CEIP e 32 fêmeas da raça que carregam a qualidade genética da propriedade. O remate, que faz parte da programação oficial da 98ª Expofeira de Pelotas, será realizado a partir das 19h, na pista da Associação Rural de Pelotas, com transmissão pelo Lance Rural e a leiloeira Knorr Leilões no martelo.
Anna Luiza Berchon Quinto Di Cameli, engenheira-agrônoma e proprietária da fazenda, explica que o leilão levará para as pistas exemplares que carregam o trabalho da estância acerca do Composto Montana. “Há mais de trinta anos, criamos a raça e trabalhamos com a heterose, gerando cruzamentos estruturados. Assim, obtemos as melhores características de cada um, produzindo um animal adaptado, precoce e carniceiro, que nos dá uma deliciosa e saudável proteína”, afirma.
Na oferta deste ano, um dos destaques é o animal do lote 1 (TAT 1756), o Zorba da Gruta. O touro possui o maior Índice Montana do remate, critério essencial na seleção do programa de melhoramento genético, que considera os melhores atributos da raça. “O exemplar também se evidenciou no teste de progênie e, com certeza, agregará precocidade e fertilidade para qualquer plantel”, finaliza. Todos os machos do leilão estão cobertos com seguro de vida e transporte até 30 de julho de 2025.
O frete será gratuito para até 250 quilômetros de Pelotas (RS), com entrega no Sindicato Rural do município. Já o pagamento poderá ser feito em 20 parcelas (2+2+2+2+2+10), com 7% de desconto para pagamentos à vista. Pelo Plano Safra, o pagamento de 20% é feito à vista e o restante em 30 de maio de 2025. Além disso, a Gruta garante o “Desconto Fidelidade”, um abatimento progressivo e acumulativo para compradores de outras edições, oferecendo 1% de desconto ao ano, com teto de 10%.
Crédito da foto: Ricardo Moglia Pedra