Julgamento coroa genética Montana da Gruta

09/10/2024 | Geral

A Estância da Gruta, de Capão do Leão (RS), venceu o julgamento Montana da 98ª Exposição Agropecuária de Pelotas. A vitória veio com o trio do lote 2 (Zinco 1750, Zeferino 1837 e Zola 1995). Os reprodutores, que integram o Trio Grande Campeão Montana, irão à venda na noite desta terça-feira (08/10) no 26° Leilão Montana da Gruta, a partir das 19h. Os machos têm CEIP, certificado concedido apenas aos melhores de sua geração.

Segundo o jurado Fernando Velloso, o Montana diferencia-se pela capacidade de retenção da heterose, característica que advém da mistura de sangue na composição da raça. “Os trios que separei como finalistas estão muito próximos e são todos muito bons, ainda mais se considerarmos que são animais de dois anos. Todos muito bem criados. O Trio Grande Campeão se diferencia por ser um conjunto muito completo e precoce”, disse Velloso, que foi assessorado pela superintendente técnica da Associação Internacional dos Criadores de Montana, Gabriela Giacomini. Os animais do lote 1 ficaram com o título de Reservado de Grande Campeão Montana.

No campeonato individual, o animal Zinco 1750 foi escolhido como melhor touro. Integrando também o melhor trio, ele deve ser um dos destaques do leilão. “É um animal com alto potencial de deposição de gordura e isso chamou atenção. Neste ano, tivemos muitos animais superiores”, salientou o jurado.

Segundo a criadora e proprietária da Gruta, Anna Luiza Berchon Quinto Di Cameli, trazer a produção da estância à pista para avaliação dos jurados é sempre um desafio porque coloca à prova o trabalho da propriedade. “Ouvir os jurados destacando a força da Montana e o trabalho sério que realizamos é gratificante”. Ela garantiu que os campeões irão à venda. “A Gruta vende o que tem de melhor porque entende que é seu papel oferecer aos seus clientes genética superior sempre”, concluiu.


Crédito da foto: Jandora Alvim
Na foto: Melhor touro Montana da Exposição

Compartilhe:

Notícias relacionadas